Friday, July 21, 2006

Fórum discute os desafios das marcas brasileiras

Estabelecer uma marca no mercado é um desafio comum a todos os profissionais da área de marketing. Especialistas debatem o tema e propõem soluções num fórum cujo objetivo é discutir quais são os desafios para as marcas brasileiras.
Marcos Machado, presidente do Comitê de Branding da ABA, é um dos convidados. Ele aponta a falta de consistência no investimento do processo de construção da marca e de paciência por parte das empresas como os maiores desafios no processo de construção da identidade de uma marca. "O que ocorre, de certo modo com as empresas brasileiras, é que muitas iniciam um processo de construção de marca, mas nem todas conseguem perseverar", explica.
José Roberto Penteado, membro do Conselho Superior da ESPM, também destaca a importância da visão de longo prazo. "Requer tempo para uma marca se tornar valiosa", afirma. Como moderador do debate, Penteado ressalta que discutir um tema que envolve diversos fatores não é uma questão simples, mas admite que é uma ótima idéia para reunir pessoas com formações e ponto de vista diferentes.
Outro ponto importante é a proposta de aliar profissionais e estudantes. Vários dos convidados já atuaram como professores e têm uma experiência vasta no mercado. Marcos Machado ressalta que tanto o estudante quanto o profissional têm muito a ganhar. "É a oportunidade de informar estes estudantes e motivá-los para que eles direcionem a sua formação para a capacitação na área. Da mesma forma, é importante que os profissionais que estão no mercado há muito tempo busquem informações para se atualizarem".
O Fórum organizado pela Editora Pearson em São Paulo contou com a participação de Ivan Pinto, membro do Conselho Superior da ESPM, Dílson Gabriel dos Santos, coordenador do MBA Marketing da FIA/USP, Rafael Sampaio, Vice-Presidente Executivo da ABA, Sérgio Amaral, professor da FAAP, além de Marcos Machado e J. Roberto Penteado.
Por Mariana Oliveiraredacao@mundodomarketing.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home